A Comunicação Integrada

Social Media: A grande aposta dos meios digitais

Posted on: 20.setembro, 2008

Ocorreu nesta última semana na FAAP, como já fora comentado aqui anteriormente, a 31ª semana de Comunicação, que teve como principais temas abordados a tecnologia em si e os meios digitais. Devo comentar que nenhuma das palestras me chamou muito à atenção no sentido de novidades. Ou seja, claro, é sempre interessante ouvir o que um experiente na área tem a dizer e ensinar, mas creio que como o mundo todo está antenado neste universo virtual e é só nisso que se fala pelo menos 1 vez por semana em qualquer jornal ou revista no mundo todo, já chega a ser meio repetitivo. Nada mais óbvio e importante que um profissional ou futuro profissional do meio publicitário esteja super por dentro do que ocorre a cada segundo no mercado; por isso devemos estar em dia com as inovações que surgem na internet. E aí entro num comentário sobre a última palestra que assisti nesta sexta-feira, sobre justamente: social media; apresentada pelos palestrantes: Jeff Paiva, da agência Click; Thiane Loureiro, da agência Edelman; Edney Souza, da Pólvora Comunicação, e Prof. Eric Messa, da FACOM.   

Primeiramente, Social Media é um sistema colaborativo que otimiza os recursos do coletivo. Ou seja, são chamadas de mídias sociais as ações que envolvem o uso das ferramentas de comunicação da web 2.0. Não é uma questão de tecnologia, mas de atitude, voltada ao uso das redes de relacionamento. Vão afetar de forma irreversível a marca e a imagem das empresas, o jornalismo, a publicidade, e outros sistemas que envolvem a sociedade. E as mídias sociais estão crescendo dentro das agências e já tem até profissionais trabalhando nesta área estabelecida pelas próprias agências. Enfim, durante a palestra foi utilizado como exemplo de mídia social o site Twitter, onde você posta em tempo real um tema de seu interesse, que vai gerar discussões e comentários com quem está plugado naquele momento; e isso tem aberto bastante espaço para o profissional de Relações Públicas e conseqüentemente para as empresas e suas marcas. E portanto, as empresas passam a ter a obrigação de atuar na internet, reproduzindo online suas tarefas e realizações, sendo orientadas pelo profissional de RP. 

Mas uma vez, vale lembrar o quanto devemos estar antenados no mundo de hoje, na era da interatividade, reforçando que não existem limites no meio digital, não existe mais separação entre emissor e receptor, e sim o internauta; aquele que posta o que quiser em tempo real, podendo gerar grandes idéias e negócios, como foi o caso do Edney, que criou um blog hoje muito reconhecido, o Interney, dando impulso para muitos criarem seu espaço dentro deste mundo virtual. Parabéns aos palestrantes, que continuem tendo muito sucesso em seus trabalhos e possam sempre mostrar um pouco mais do que há de novo na mídia social.

Anúncios

1 Response to "Social Media: A grande aposta dos meios digitais"

Oi Silvia, realmente estar antenado nas últimas tecnologias é muito importante, bacana ver que vc captou um dos principais objetivos da palestra que é mostrar que não é só a tecnologia que mudou, mas a forma das pessoas se comunicarem 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: