A Comunicação Integrada

Vigiando Sua Imagem

Posted on: 24.outubro, 2008

Através de uma notícia relatada pelo Estadão, irei falar sobre um assunto que não pode faltar quando se trata de hipermídia e internet, que é o rastreamento de imagens e comentários sobre as empresas e suas marcas que circulam na web.

A partir das novas tecnologias e dos diversos programas, sites e entretenimentos que surgem com elas, a internet se torna um meio livre pelo qual posso me expressar como quiser e também comentar sobre tudo, qualquer produto ou marca, afinal, vivemos na era da Indústria Cultural e comunicação massificada. Por consequência disso, nada mais natural que acabem surgindo por aí comentários negativos sobre certas empresas, desde um filme que eu rotulo “ruim” até um novo produto lançado no mercado. Lembrando que podem surgir tanto comentários a favor quanto contra daquele tal serviço, o que pode favorecer ou prejudicar a imagem da marca. Se o comentário for bom, atrairá pessoas, se for ruim, tem que ser visto como uma oportunidade de melhoria para a empresa. Por isso, é preciso que estas estejam realmente atentas ao que circula na internet.

Surgem então empresas especializadas para efetuar este rastreamento, como a BG por exemplo, especializada em mídia online, que criou um departamento para fazer o monitoramento online da imagem de seus clientes. A agência de comunicação e relações públicas, Imagem Corporativa, de São Paulo, também passou a oferecer o serviço de monitoramento da imagem das empresas embora ainda exista resistência por parte das empresas. Serviços como orkut, blogs, hotsites e Twitter também são investigados por uma equipe de jovens profissionais, de 18 a 24 anos.

É preciso cuidar da imagem da sua empresa ou marca, assim como cuidamos de nós mesmos, de nossa aparência, afinal, é o que vale neste mundo interativo e globalizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: