A Comunicação Integrada

Blogagem Coletiva

Posted on: 13.novembro, 2008

sosa2Blogagem coletiva. Termo meio estranho não? Já que o próprio ato de estar na internet e postar implica no coletivo, colocar sua forma de expressão na página para que qualquer internauta veja. Enfim, este termo quer dizer concentrar reflexões e pontos de vista, podendo os “participantes” concordarem ou não com aquela abordagem, sendo ela crítica. Digamos que seria um “debate” virtual, e como os blogs tem inúmeras utilidades, como já foi visto tanto para a imagem de uma empresa quanto apenas para deixar registrado um pensamento, muitas vezes esta blogagem coletiva serve para uma boa causa! Como por exemplo formar um grupo para refletir sobre os cuidados com o meio ambiente, e um movimento interessante que ocorreu no mês passado no Brasil, que ficou conhecido como Outubro Rosa.

A iniciativa nasceu nos EUA, há 10 anos,  com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância de detectar precocemente o câncer de mama realizando a mamografia. Este é o primeiro ano da campanha no Brasil, que andou fazendo bastante barulho e chamando a atenção da população para a causa. Com o movimento, foram criados elementos que realmente chamaram a atenção para esta campanha: colorir de rosa monumentos e pontos turísticos importantes do país, como o Memoria JK e o Teatro Ópera de Arame e, com isso, ganhar mídia para a causa. A movimentação que rolou na tal da “blogosfera” em favor da causa foi um sucesso. Um movimento espontâneo iniciado pela Sam Shiraishi junto com a Kaká, que acabou se tornando uma blogagem coletiva.

Essa campanha mostra que não é preciso mais que uma boa causa para mobilizar as pessoas e fazer barulho na Web. Muita gente se identificou com o tema, já conviveu de alguma forma com a doença e, nessa hora, a solidariedade e a união pelo bem fala mais alto. É muito importante utilizar o blog para assuntos como este, ajudando as pessoas e o país, passando informações sérias e conscientizando a população.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: