A Comunicação Integrada

Substituindo o Código de Barras

Posted on: 21.novembro, 2008

qrcodePois é. A evolução chegou até os códigos de barras. O código QR (Quick Response), criado pela empresa japonesa Denso-Wave, vem aos poucos substituindo o código padrão, assim como já ocorre no Japão. Trazem o código novo, ainda só as embalagens vindas de países como a China, mas com a exportação dos produtos globais, ajudará na popularização deste código. Muitas empresas no Japão e no Eua estão usando o código QR nas embalagens de produtos para armazenar o endereço de sites. Isto permite que o consumidor acesse o site sobre um produto durante as compras no supermercado, utilizando um celular com acesso à internet. E, por exemplo, o celular Nokia N95 já vem equipado com o software para a decodificação do código QR.

Este código tem sido utilizado para a distribuição de informações de contato, pois não é necessário um leitor apropriado. O código QR permite armazenar mais informações do que o próprio código de barras comum. Estes dados ficam guardados em uma imagem repleta de pontos pretos.

Outra utilização do QR seria em revistas, jornais, livros, panfletos ou qualquer material impresso. Até um outdoor poderia ter um código QR para ser lido no celular.

Um exemplo de ação de comunicação original que fez uso do código QR foi a empresa Fast Shop, veiculada no caderno link do Estado de São Paulo, em dezembro de 2007. A peça anuncia um aparelho de celular e no canto direito traz a imagem do código QR. Ao fazer a leitura com o celular, o código leva para um link, onde terão mais informações sobre ofertas de outros produtos. Isso acaba sendo interessante também do ponto de vista publicitário, pois podemos inovar mais ainda tecnologicamente a forma de mostrar os produtos e suas características.

Alguns sites e blogs publicaram detalhadamente a “novidade”:

http://www.messa.com.br/eric/ecode/2007/06/cdigo-qr-evoluo-do-cdigo-de-barras.html

http://neosite.ilogic.com.br/dicas/2008/07/codigo-qr-para-acessar-sites.html 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: